Ministrante Sara

A Descontrução

Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se vinho novo, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam. MATEUS 9:16-17

Histórico do Texto

Os líquidos eram mantidos em peles curtidas de pequenos animais (normalmente de cabras). As peles eram cuidadosamente costuradas para que ficassem impermeáveis. As peles novas, que mantinham sua elasticidade, eram adequadas para acondicionar o vinho novo que ainda estava fermentando, enquanto as velhas perdiam sua elasticidade e podiam facilmente se romper, Jesus usou a metáfora do odre de vinho para indicar que o evangelho radicalmente novo que trouxe Jesus não podia ser contido dentro do antigo judaísmo dos fariseus.

Da mesma forma Deus tem algo novo para nós. O vinho é o novo de Deus para nós. Deus tem uma água, muito límpida e esta derramando nesses últimos dias e ele está operando UMA DESCONSTRUÇÃO em nós. De tudo que é antigo, conceitos velhos, paradigmas estão sendo arrancados, porque Ele está derramando algo novo na sua igreja.

Deus está querendo falar com pessoas que se dedicaram muito nesta obra. Os FILHOS DE SERVIÇO muitas vezes se cansam, acham que fazem por merecer as coisas. Muitas vezes a nossa fé está pautada numa fé positivista e não na fonte inesgotável do Espírito Santo.

Deus tinha algo novo para os judeus daquela época, o Messias tinha chegado e eles estavam esperando Ele ainda. Não conseguiam enxergar, estavam presos nas tradições do judaísmo. Estavam presos nos seus paradigmas e conceitos.

Interpelaram Jesus antes desta passagem porque os seus discípulos não jejuavam, eles estavam preocupados demais em demonstrar o que faziam para as pessoas.

O ODRE DA ALMA

Esse odre velho pode significar a nossa alma. Deus quer derramar algo novo, mas precisamos ser curados. Precisamos de tempos em tempos de um odre novo para ser derramado o vinho novo. Minhas palavras são flechas que não voltam, são agudas e ferinas.

Muitas vezes temos AMARGURA EM NOSSO CORAÇÃO, NOSSO ODRE ESTÁ AMARGO, ficamos frustrados conosco.

Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo aquele que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. I João 3:2-3

Existe um Teólogo do Novo Testamento Led – Já e ainda não – já somos santos, mas ainda não totalmente, já somos curados, mas ainda não totalmente. Já somos salvos, mas ainda não totalmente.

A Santificação é um precesso Duplo

Porque está acontecendo, mas ela também já aconteceu, porque já somos santos em Jesus (morte na cruz) e ainda estamos nos tornando o que seremos. Quando chegarmos à estatura de vão perfeito – Deus nos recolherá.

EU SEI QUE VOCÊ NÃO SE ACHA NADA SANTO, NÃO SE ACHA NADA PURO, NÃO SE ACHA NADA CURADO. MAS DEUS QUER DERRAMAR UM ÓLEO, UMA GRAÇA SOBRE VC! PORQUE JÁ SOMOS, MAS NÃO AINDA E NÃO COMPLETAMENTE!

Esvazie-se de Si Mesmo

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus; pois ele, subsistindo em forma de Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Filipenses 2:5

DEUS TRABALHA PARA DESCONSTRUIR TODA A BARREIRA DE PROTEÇÃO QUE CONSTRUIMOS AO REDOR DE NÓS.

Antes da reforma, é necessário haver uma desconstrução. Derrubar, muros, paredes, cavar buracos, quebrar paredes para formar uma base sólida, bem profunda. Deus trabalha na desconstrução.

Criamos barreiras para nos proteger, para nos impedir de sermos FERIDOS, NOTADOS, ESCONDERMOS QUEM REALMENTE SOMOS. Criamos máscaras daquilo que achamos bonito, pintamos um quadro ao nosso respeito para mostrar para as pessoas.

O Quadro

É como um quadro – de longe aquele quadro é colorido é bonito, mas quando você olha de perto aquele quadro é todo distorcido, porque a alma do seu autor está completamente devastada e o pintor pinta aquilo que ele é - um Picasso – valioso, porém deformado!

Deus não quer que sejamos assim!

O quadro é o retratado da obra do pintor, do seu interior! Ela no seu conjunto é bonita, ela é forte, ela é brilhante, ela é colorida. Mas se você olhar de perto, você vai ver que ela é deformada, ela é triste, ela não tem sentido nenhum, não tem vida nenhuma com Deus, não da forma que é necessária para amadurecer o suficiente e receber uma posição dentro da casa de seu comprador!

A Águia

Como a águia Deus está trocando nossas penas, bicos, unhas. E nesse processo de desconstrução a águia fica muito feia. Tudo o que é belo se vai. Tudo o que ela era aparentemente é desconstituído para se fazer uma ave. Uma ave forte, para alçar altos vôos.

A águia no processo de desconstrução ela voa para mais alta montanha, e sozinha ela se machuca, retirando usas unhas, penas e bico. Ela fica ferida. Ela fica só no meio de sua dor!

Pensa como não deve doer arrancar as unhas, seu próprio bico e as penas!

No tratamento de Deus é só você e Deus. Não há um terceiro pra te ajudar nesse tratamento. Nesse tratamento só cabem duas pessoas – você e o Espírito Santo de Deus!

O Holofote

Muitas vezes Deus coloca um holofote com um foco de luz bem perto de nós e o Espírito Santo começa a mostrar a nossa alma. E começamos a ver o quão sujos estamos, cheios de feridas, de dores de coisas que já cheiram mal – estamos doentes. Mas Deus tem um bálsamo de cura para as nossas vidas.

Não nos trata segundo os nossos pecados, nem retribui consoante as nossas iniqüidades, pois quanto alteia acima a terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente assim afasta de nós as nossas transgressões.” Salmo 103:10-12. “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! Efésios 3:20

Essa desconstrução dói!

Deus está querendo nos levar a um outro nível:

1. Fazer as coisas para conseguir a aprovação ou mostrar as pessoas Esse nível raso de fazer as coisas porque as pessoas estão olhando, ou porque ou o que vão pensar de mim – é o mesmo conceito dos fariseus que faziam as coisas preocupados com o que os outros estavam achando deles. Os fariseus faziam isso e nós muitas vezes também fazemos.

Conseqüência – prostituição do evangelho. Se continuarmos a fazer as coisas querendo a aprovação das pessoas corremos o risco de baratear o evangelho. Pregarmos um evangelho muito distante daquilo que o Senhor revelou a nós.

Há um preço a ser pago para aqueles que receberam de Deus um dom espiritual. Há uma responsabilidade diante de Deus, um compromisso diante dele.

Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que por, vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus; pela manifestação da verdade. II coríntios 4:1-2 Quando você resolver fazer a vontade de Deus e andar neste nível, muitas coisas estranhas vão acontecer em sua vida. Deus quer nos preparar para andar num nível mais elevado.

2. Nível de dependência espiritual do líder ou do púlpito - Chegou o tempo de Deus falar face a face conosco, chegou o tempo de não esperarmos somente do púlpito e falo isso porque aqueles que vivem uma vida espiritual dependente de outros.

Consequência – são as primeiras pessoas que não agüentam ver o defeito das pessoas que trabalham na igreja. São pessoas sem firmeza em Deus e que não agüentam o tratamento dele em suas vidas.

Porque sendo crente novo ou velho Deus vai nos tratar, não adianta fugir, não adianta ficar bravo e fazer biquinho. Deus vai nos tratar.

O tratamento de Deus é até o final de nossas vidas

"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como que por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." II Coríntios 3:18

ENTÃO VOCÊ QUER SER “HOMEM” E “MULHER DE DEUS”?

"E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjulgaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram a promessa, fecharam a boca dos leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam a fio de espada, da fraqueza tiraram a força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram-se em fuga exércitos estrangeiros; Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando o seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno) errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora todos estes que obtiveram bom testemunho da fé não obtiveram contudo, a concretização da promessa." HEBREUS 11:32-39

Essas pessoas passaram por tudo isso, e não tiveram a concretização da promessa. Muitos não entraram na terra prometida e mais do que isso muitos não viram o MESSIAS – JESUS. Morreram, mas estão num lugar muito melhor, porque a vida deles aqui foi uma vida entregue a um chamado muito maior!

Pedimos coisas a Deus que a nossa carne não suporta – você agüenta o tratamento necessário para ter o que você quer de Deus?

Nós não conseguimos vencer muitas vezes – nem uma calúnia, injúria ou difamação a nosso respeito. Hoje as pedradas são pelas costas. Nós não conseguimos vencer nenhum tipo de perseguição.

“Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia” Não atentando nós para as coisas que se vêem, mas nas coisas que não se vêem; porque as que se vêem são temporárias, e as que não se vêem são eternas.” II coríntios 4:16 e 18

DEUS QUER NOS DAR UM ODRE NOVO – UMA ALMA NOVA!

Quer retirar todo o esgotamento espiritual do nosso meio:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei, Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28

"A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples." Salmo 119:130

"Alegro-me nas tuas promessas como que acha grandes despojos."Salmo 119:162

Google Plus
{{ message }}

{{ 'Comments are closed.' | trans }}